domingo, 19 de janeiro de 2014

5 - Poesia de Hélion Póvoa





SÍNTESE

A capacidade de sintetizar
É indubitavelmente da existência
A alma; em verdade ela é a quintessência
Em nosso viver no dia a dia !

Palavras são como raios de sol
Quanto mais condensados, mais vão atuar !
Aumentando a intrínseca harmonia,
A síntese vai incrementar a compreensão
E nos levar ao cume da inspiração !

Comentário:

A poesia tem uma epígrafe, do poeta Horácio, na antiga Roma, sendo suas datas prováveis: nasceu em 65 aC e faleceu em 8 aC: “Quando se tenta não sintetizar as idéias, corre-se o risco de ficar obscuro”. Para ser claro, certeiro, é preciso trabalhar a síntese.

Por exemplo, se observarmos bem, as palavras de Jesus, nos Evangelhos, são de uma síntese impressionante. E é por isso que resistem aos séculos.

O poema acima faz parte do livro Dons Espirituais, onde o médico e poeta carioca Hélion Póvoa vai tecendo profundas reflexões muito importantes para a Vida.

Síntese é objetividade, pragmatismo. É o viver que nos impõe esta qualidade de Ser, em todas as áreas.

Bela imagem quando o poeta diz: “Palavras são como raios de sol”. Me fez lembrar do Xintoísmo, a filosofia original do multimilenar Japão. Eles chamam de “kototama”, isto é, a palavra é viva, a palavra tem um Espírito, a palavra é como se fosse um ser vivo, e de fato o é. A palavra é uma “pessoa” audível, sonora, feita de sopro. O sopro da Divindade.







Um comentário:

Unknown disse...

Olá, Antonio, obrigado pela postagem e pelo belo comentário. Vou levar ao meu pai hoje e será uma alegria para ele. abraço.

Helion