segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Dias de Uposatha



Dias de Observância


Precisamente às 01:53 aconteceu o primeiro plenilúnio de 2015, Lua Cheia, mediante Agendinha Vozes para este ano. Na abertura a editora esclarece:

“As informações sobre as fases da lua e as estações do ano foram gentilmente cedidas pelo Dr. Ronaldo Rogério de Freitas Mourão, do CNPq/Observatório Nacional do Rio de Janeiro”. Durante anos ele foi o Astrônomo-Chefe do Observatório, hoje é pesquisador.

Mourão é budista, segue a linhagem Soka Gakkai, um ramo do sistema Nitiren ou Nichiren. O praticante Ronaldo é co-autor, juntamente com o mestre Daisaku Ikeda de um livro maravilhoso: “Astronomia & Budismo – uma jornada rumo ao distante Universo”, publicado em 2010, pela editora Brasil Seikyo. Muitas fotos e 190 páginas reproduzindo ótimo diálogo de Sabedoria Budista e Conhecimento Acadêmico.

Eu gosto de escrever também Nixiren, com “X” de Xáquiamuni, como grafam alguns japoneses. Pois Nixiren tinha muita reverência pelo nosso mestre maior, o Buda Sakyamuni, que encarnou o Samá SamBuda (em língua páli: sammasambuddha). Muitas correntes japonesas utilizam o termo Sama ou Samá para os seus patriarcas... vem daí, do Senhor Buddha.

Os “Dias de Observância” são os dias de Lua Cheia e Lua Nova, quando os budistas realizam o seu “sabbath”.

Dia de estudar e praticar o Darma, a Doutrina Budista, o Caminho do Meio. Nada de extremos... desde a alimentação até em todos os momentos.



Nenhum comentário: