sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Propósito da Vida = Servir ao Próximo



Literatura Amidista


Lançado no início deste ano, “Por que Sofremos” é um volume com 320 páginas, publicado pela editora Satry, escrito a 6 mãos por Kentetsu Takamori, Daiji Akehashi e Kentaro Ito. O primeiro autor, é professor de Budismo da linhagem Verdadeira Terra Pura, o segundo é psicoterapeuta e o terceiro mestre em Filosofia pela Universidade de Tóquio.

Discípulos de Shinran Shonin (1173-1262) os três escritores nos falam do fundador da linhagem Jodo-Shinshu.

Este livro já vendeu no Japão, mais de 800 mil cópias. A tradução para as línguas ocidentais, sugere que vai agradar bastante.

Vejamos um trecho da página 309:

“O Buda Amida fez 48 votos, dos quais o 18º é conhecido como o Voto Primordial. Dirigido a toda a humanidade, ele disse: ‘ ‘Acreditem em mim, e eu os salvarei incondicionalmente para a felicidade absoluta’. Esse é o mais importante e essencial dos 48 votos, pois revela a verdadeira intenção de Amida”

A corrente filosófica que Shinran gerou recomenda a prática do Nembutsu, uma expressão de gratidão revelada na oração sagrada: “Namu Amida Butsu = Eu me Refugio no Buda Amida, no Buda da Luz Infinita”.

Amida em japonês, Amithaba em sânscrito, Amitays em tibetano, Amito em chinês, Luz Infinita em português = Criador = Buddha Primordial = Adhi-Buddha, sinônimos de uma mesma Energia.



Nenhum comentário: