sábado, 31 de janeiro de 2015

HagioLiteratura



Na qualidade de estudioso e pesquisador do que eu chamo de HagioLiteratura, em diversos Caminhos Religiosos e Filosóficos, encontrei o texto abaixo no “Calendario 2013 Camino, Verdad y Vida” publicado em Madrid, por Equipo San Pablo (Paulinos).

Família Salesiana

A Família Salesiana compreende os Salesianos, as Filhas de Maria Auxiliadora ou Salesianas de Dom Bosco e os Cooperadores Salesianos; a estes três ramos acrescente-se as numerosas comunidades religiosas femininas fundadas por salesianos, que se propõe viver no espírito do fundador e sua espiritualidade de amor pastoral.

As atividades dos Salesianos abarcam quase todas as obras e iniciativas em favor da juventude mais pobre: oratórios, colégios, centros de formação profissional, escolas agrárias, as chamadas “portas abertas”, obras de formação profissional para capacitação de todo tipo, a presença entre os jovens, em todas as suas formas, e inclusive a pastoral nas paróquias. Especial atenção se dedicou sempre à formação das vocações.

Além de seus fundadores, São João Bosco e Santa Maria Dominica Mazzarello pertencem também à Família Salesiana os Santos Domingo Sávio, Luis Versiglia e Calixto Caravario, além de numerosos beatos como Laura Vicuña e Miguel Rua.

Nenhum comentário: